Help Blogger: Qual plataforma usar?

10 de jan. de 2018

Hello meus Unicórnios Fabulosos! Tudo bem? Eu estou ótima e estou de volta com várias séries de postagens que havia começado a alguns anos. Uma delas é a série Help Blogger, onde eu ajudo blogueiras iniciantes a criar o seu blog. E hoje iremos falar sobre plataformas.
Existem diversas plataformas de blog e você pode escolher a que mais combina com o seu objetivo. As opções também se adaptam a qualquer assunto que queira abordar no seu blog: Moda, decoração, viagens, gastronomia, marketing... Então vamos ao Top 5 com as melhores plataformas para blog.

O Blogger (ou Blogspot) é uma plataforma gratuita criada para produção de um blog para a empresa ou pessoa física que deseja produzir e monetizar seu conteúdo através de uma plataforma dinâmica e simples. A principal vantagem do uso do Blogger está em sua dinamicidade e facilidade de alterar algumas configurações visuais diretas do portal criado. Porém, por ser uma plataforma XML, o Blogger exige um pouco mais de trabalho na hora da edição geral, se comparado aos seus concorrentes diretos – mesmo assim nada que não se resolva com uma breve pesquisa no Google. Por permitir inserção de artigos publicitários, não ser necessária a preocupação com hospedagem e ser 100% grátis, o Blogger é uma das plataformas mais buscadas pelos produtores iniciantes.

O Wordpress possui a comunidade mais ativa em produção e gerenciamento de sites e blogs atualmente. Fácil, dinâmico e dono de muitos serviços únicos, o Wordpress é sempre muito procurado por iniciantes que desejam uma hospedagem de site, e o consequente crescimento dentro da internet. Com uma facilidade muito grande desde sua instalação, passando por sua configuração e futuro gerenciamento, o Wordpress é, com toda a certeza, o mais prático entre todos.

Talvez nenhuma plataforma popularize um usuário de maneira tão assídua como o Tumblr em termos de alcance. Uma boa estratégia de marketing digital passa pelo Tumblr no que tange a popularização do nome do produtor de conteúdo. Com uma interface bastante minimalista, onde a composição do conteúdo é o próprio design da página, o Tumblr, com certeza é uma das melhores plataformas para blog existentes, sendo muito subestimada e pouco procurada pelos usuários produtores de conteúdo. A principal vantagem do Tumblr está em sua prática e rápida disseminação de informação que atinge um grande público de maneira rápida e instantânea, popularizando o produtor de conteúdo, atraindo público com uma estratégia digital.

Com uma interface bastante simples de ser customizada através de serviços mobiles (como smartphones e tablets), o Jimdo é uma ótima opção de estabelecimento de uma estratégia digital e de praticidade na hora de criar um blog, afinal os passos para a constituição do portal se dá de maneira rápida e mais dinâmica, se comparada aos demais.


Utilizado para a criação de pequenos sites até grandes portais da internet, o Joomla possui uma comunidade bastante heterogênea – até mais do que o Wordpress, afinal, conta com microsites e macrosites sustentados pela mesma plataforma. Quando se fala em Joomla, geralmente se fala em portais gigantes, como o Facebook, por exemplo, afinal ele é um sistema de gerenciamento de conteúdo 100% customizável e é mantido por webmasters de todo o mundo. Por ser um site mais robusto, o Jommla conta com um público bastante voltado a empresários que desejam crescer com sites, pois ele visa uma macro produção de conteúdo otimizado no portal criado.

Agora é só escolher a sua plataforma!